segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Edward Cullen vs os vampiros mais famosos do mundo

Edward Cullen é sem dúvida o vampiro mais emblemático dos filmes da década de 2000. Os críticos não podem argumentar com isso (vá em frente, tentem argumentar, críticos, eu vou esperar). No entanto, muitos contestam a interpretação dos vampiros na saga Crepúsculo, reclamando que eles quebram muito as regras do gênero.
Embora seja verdade, o que realmente importa se isso tudo é ficção, de qualquer jeito? E não são regras, como se costuma dizer, feitas para serem quebradas? (Imagine se o Batman ainda fosse assim?) A resposta depende de quem você perguntar.
Na coluna desta semana, eu comparo Edward com seus sugadores de sangue antecessores, comparando-o com os vampiros mais emblemáticos de cada era. A explicação deve dar aos Twi-Hards um melhor entendimento da linhagem que Twilight segue… ou escolhe ignorar. Use a informação como você vê merecida: defender o personagem Edward, criticá-lo, ou para estoque em seu cérebro como uma coisa superficial sem uso para declamar em sua próxima festa. Se nada mais, isso deve dar a vocês alguns novos títulos para jogar na sua fila de aluguel.
Conde Orlok: primeiro vampiro famosos no cinema, este monstro horrendo assombrou sonhos nos anos de 1920. Horrivelmente feio, ele é como o anti-R.Pattz.
Conde Drácula: este habitante da Transilvânia é o modelo para todos os vampiros subsequentes. Só Sherlock Holmes (e possivelmente Nicolas Cage) é o maior personagem em mais filmes que Drácula.
Zombie Vampires (ZVs): embora não seja o termo técnico, esses vampiros mostram muitas qualidades de zumbis. Eles são inteligentes, caçam em bandos e são muitas vezes ligados a um vírus.
Blacula: criado no auge da Blaxploitation (movimento cinematográfico norte-americano), este vampiro Afro-Americano diversificou o gênero. Não deve ser confundida com o “Vampiro no Brooklyn”.
Lesbian Vampires (LVs): sugerido no filme “A filha de Drácula” de 1936, vampiras são muitas vezes lésbicas. A revolução sexual dos anos 60 trouxe a estas senhoras para a frente do gênero.
Lestat de Lioncourt: narrador principal de Anne Rice em “As Crônicas de um Vampiro”, este elegante é tão cruel como lindo.
Blade: o caçador de vampiros mais emblemático, ele é metade humano/metade vampiro e deve constantemente combater seu desejo demoníaco na batalha real dos demônios.
Edward Cullen: o galã brilhante de Stephenie Meyer, ele aparece para quebrar os mais estabelecidos precedentes que qualquer outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário